sábado, maio 03, 2014

Rede sem fio desabilitada por hardware

Instalando o Ubuntu 12.04 em notebook HP, me deparei com um problema nunca antes acontecido: “rede sem fio desabilitada por hardware”. Depois de dar uma rápida pesquisada descobri que isso ocorre devido a um bloqueio “físico” da própria arquitetura do hardware fazendo com que a rede sem fio seja habilitada somente por meio de algum botão. Mas isso é fácil de resolver com apenas dois comandos bem simples. Vamos aos passos.


O RFKill é um subsistema no kernel do Linux que fornece uma interface através do qual os transmissores de rádio em um sistema de computador podem ser pesquisados, ativados, desativados. Quando os transmissores são desativados, eles podem ser colocados em um estado onde o software pode reativá-los ( um soft block) ou onde o software não pode reativá-los (um hard block).
Leia mais em: redhat.com

No terminal execute o seguinte comando:
$ sudo rfkill list all


Então será listado todos os hardwares “bloqueados” pelo kernel, verifique qual o nome do seu “wifi”, no meu caso apareceu “hp-wifi”. Ainda no terminal execute o ultimo comando abaixo:

$ sudo rfkill unlock hp-wifi
Agora se você for até as conexões de rede notará que aparecerá todas as redes sem fios disponíveis no perímetro de alcance da sua placa.

É isso!

Agnel Póvoa
Palmas-Tocantins-BR



Nenhum comentário: